Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante

• Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante
Publicado em 04/03/2022 - 11:52  |  Atualizado em 04/03/2022 - 11:56

Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) é parceira do Governo Federal e da Secretaria Nacional de Justiça na política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Desde 2010, a Guarda Municipal administra um Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no município do Rio.

Localizado no aeroporto internacional do Galeão, o posto conta com guardas municipais capacitados para fazer a recepção a brasileiros não admitidos ou deportados do exterior e estrangeiros com problemas de entrada no Brasil. No local também são identificadas possíveis vítimas do tráfico de pessoas, que são encaminhadas para acolhimento através de uma rede local.

Ações especiais

Reuniões técnicas – Em 2013, a GM-Rio sediou primeira a Reunião Técnica dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados da Secretaria Nacional de Justiça. No encontro foi debatida a padronização dos fluxos de atendimentos dos núcleos e postos avançados, com análises de casos e propostas, e também aconteceu a eleição do representando das unidades no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap).

Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Durante os meses de junho e julho, a GM-Rio costuma realizar ação de conscientização sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, com distribuição de Kit com adesivos e cartilhas informativas sobre a prática criminosa e formas de denúncia, para passageiros e usuários dos aeroportos Internacional do Galeão e Santos Dumont. A ação fez parte da Semana de Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC) e pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça.