Mensagem do comandante da GM-Rio pelo 29º aniversário da instituição

• Mensagem do comandante da GM-Rio pelo 29º aniversário da instituição
Publicado em 30/03/2022 - 15:58  |  Atualizado em 30/03/2022 - 16:03

Hoje, dia 30 de março, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro completa 29 anos e quero parabenizar cada integrante da nossa instituição. A Guarda Municipal é para a cidade e serve ao Rio de Janeiro, mas ela é feita por cada um de nós, guardas municipais, agentes de transporte, servidores administrativos e contratados. Atualmente, somos 7.334 guardas municipais cujo alcance do trabalho se dá em todas as regiões dessa megacidade. O Rio de Janeiro é grande e a Guarda Municipal do Rio também é.

Cada servidor da Guarda Municipal sabe perfeitamente o sentido da frase “De Sol a Sol”, que faz parte da nossa canção. Estamos presentes nos parques, praças, vias públicas, nas praias, nas escolas, no BRT, em todos os lugares, todos os dias da semana, 24h por dia, nos grandes eventos, nos feriados, sempre prontos a cumprir a nossa desafiadora missão. Não é fácil atuar diariamente para manter a ordem na cidade, mas o fácil não nos pertence.

À GM-Rio coube a missão de conscientizar os cariocas. Muitas vezes é preciso agir para evitar problemas de convivência e que atrapalham o ir e vir das pessoas, aplicando as penalidades previstas pela legislação. Somente no trânsito, nossa atribuição mais antiga nesse tipo de serviço, foram aplicadas mais de 13 milhões de multas desde 1998, uma média de 500 mil autos de infração aplicados por ano.  No ano de 2021, foram 91.418 chamados da população solicitando os serviços da GM-Rio por meio da Central 1746. Isso mostra que o carioca entende que pode contar com a Guarda Municipal para zelar pelo seu bem-estar e do patrimônio, de monumentos e instalações e também da natureza.

Mas, a Guarda Municipal vai além disso, refletindo o Rio em multiplicidade e diversidade nas mais variadas frentes voltadas essencialmente para a proteção de direitos e da vida. A Guarda Municipal é humana e está inserida em diversas redes de proteção social e humanitárias. A GM-Rio está presente nas escolas realizando o trabalho de patrulhamento preventivo e também de conscientização e de despertar da cidadania entre os alunos, por meio de palestras e atividades lúdicas. Temos registros de diversos tipos de apoio e até de salvamento de crianças que viviam em alguma situação de violência, percebida ou relatada aos guardas durante as atividades nas unidades escolares.

Trabalhamos integrados ao Ministério da Justiça na administração do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, que fica no aeroporto internacional do Galeão. Lá já registramos casos de auxílio a pessoas perdidas, com problemas psiquiátricos, que foram abandonadas em um país estrangeiros e também casos mais graves de exploração sexual. Nessa mesma linha, atua a nossa Ronda Maria da Penha. Essa é a mais nova atribuição da nossa instituição, que só veio consolidar o trabalho de proteção das mulheres vítimas de violência na nossa cidade.

A Guarda Municipal protege os cidadãos cariocas, é a Polícia Municipal e Cidadã. Nesses 29 anos servindo a cidade, sempre buscamos a excelência e a correção da rota quando necessário, para que o nosso Rio posso sempre contar com a Guarda Municipal que ele merece.