GM-Rio monta esquema especial para o jogo entre Flamengo e Racing, no Maracanã

• GM-Rio monta esquema especial para o jogo entre Flamengo e Racing, no Maracanã
Publicado em 07/06/2023 - 15:08  |  Atualizado

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vai atuar com 250 agentes nas ações de ordenamento para o jogo entre Flamengo e Racing (Argentina), que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 8, às 21h, no Maracanã, pela Copa Libertadores.

A Guarda Municipal recomenda a utilização do transporte público para chegar ao estádio, pois o local não contará com áreas específicas para estacionamento. A Subsecretaria de Operações (Subop), da SEOP, também vai atuar nas ações preventivas para coibir ambulantes irregulares no entorno do estádio, e usará reboques para coibir estacionamento irregular no entorno do estádio.

As ações preventivas de patrulhamento, ordenamento urbano e de trânsito começam a partir das 16h, com equipes posicionadas no entorno do estádio e nas principais vias de acesso. O esquema operacional vai contar com apoio de 50 veículos, entre carros e motos, além do efetivo dos grupamentos especiais Tático Móvel, de Operações Especiais e de Operações com Cães.

Veja abaixo o esquema preparado pela CET-Rio:

Para atender ao evento, diversas vias no entorno do estádio serão interditadas:

Das 18h à 1h do dia subsequente:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;

– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

– Rua Isidro de Figueiredo;

– Rua Conselheiro Olegário;

– Rua Artur Menezes;

– Av. Rei Pelé, sentido centro, entre a Rua São Francisco Xavier e o Museu do Índio;

– Av. Maracanã, ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;

– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã;

– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;

– Av. Professor Manoel de Abreu, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Rei Pelé.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos. Os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 60 pessoas, entre agentes da CET-Rio e contratados, oito veículos operacionais e 12 motocicletas. Também serão utilizados 12 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

Proibição de estacionamento

Dia 8/6 (quinta-feira), das 8h à 23h59min: será proibido estacionamento de veículos na Avenida Paula Sousa, pista lado esquerdo, junto às edificações de numeração par, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

Rotas alternativas

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

– Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;

– Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Moradores do entorno

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Recomendação

É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.