• Alunos do Projeto Boa Guarda da Guarda Municipal se destacam em competição de Kickboxing
Publicado em 20/03/2023 - 14:10  |  Atualizado em 20/03/2023 - 14:12

Os alunos Ranne Sousa e Mário do Projeto Boa Guarda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), conquistaram duas medalhas de ouro na primeira etapa da 7ª Taça Guanabara de Kickboxing, que aconteceu na cidade de Teresópolis, no último domingo, dia 19.

Ranne Sousa é faixa preta e lutou na categoria até 56 Kg e o atleta Mário competiu na categoria até 81 Kg. Ambos se classificaram para o campeonato brasileiro, que acontecerá em junho, na cidade de Curitiba.

Ao longo desse ano, o Projeto Boa Guarda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) rendeu bons frutos com participações em diversos campeonatos, confira abaixo:

No dia 5 de março, durante o Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu Open, que foi disputado na Arena da Juventude, em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. O evento foi promovido pela Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF).

Participaram da competição cinco crianças de oito a dez anos, dois adolescentes de 13 anos e dois adultos. Os adolescentes, Daniel Cesar e Nathan, são autistas e vem sendo incluídos em todas as atividades promovidas pelo projeto. As crianças que participaram da competição venceram diversas lutas e os adultos subiram aos lugares mais altos do pódio, conquistando o ouro e a prata na categoria super pesado-máster 1. Eles foram acompanhados na competição pelo coordenador do projeto, o subinspetor Claudio Afonso, e pelos professores Vicente de Paula e Érica Antunes, que também são guardas municipais e atletas e competidores do Jiu-jitsu.

A participação em competições é altamente estimulada pelos professores do projeto por causa dos benefícios, que vão desde o estímulo a permanecer no esporte e a evoluir na prática esportiva, além de proporcionar novas experiências de aprendizagem e até inspirar futuras profissões.

Em janeiro deste ano, os atletas de Muaythai Vinícius Silva e Mário Soares se destacaram no evento World Extreme Combat League (WECL), disputado também Rio de Janeiro. Os dois são alunos do guarda municipal Anderson Musgo, que é mestre nesta modalidade desportiva e conquistou diversos títulos na Tailândia, que é o país onde nasceu o Muaythai. Vinícius disputou a luta mais importante da competição e faturou o cinturão e o título intercontinental pela WECL na categoria até 63,5 kg. Essa conquista deixou o atleta apto a disputar o mundial que acontecerá em outubro deste ano na Itália. Já o atleta Mário Soares nocauteou seu oponente no segundo round com uma joelhada e conquistou medalha na categoria até 81 Kg.

Já no mês de fevereiro, mais dois alunos do projeto subiram pódio em uma competição de MMA realizada na Arena Global 23, no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio. Foi a primeira competição dos alunos, ambos de 20 anos e que fazem parte do projeto há seis meses. Eles competiram na categoria jiu-jitsu sem kimono, tendo um deles ficado em primeiro lugar e o outro em segundo lugar.

Saiba mais sobre o Boa Guarda – O nome do projeto faz referência a uma das posições de combate mais importantes que tem como foco a defesa. Na Zona Oeste, as aulas acontecem diariamente no Parque Radical de Deodoro, próximo a entrada. São oferecidas aulas de Muaythai , Jiu-jitsu, Capoeira, Judô e Treinamento Funcional. Já na Zona Norte, o projeto é realizado no Parque Madureira, sendo disponibilizadas as modalidades de Kickboxing e Capoeira, na altura da base da GM-Rio. As inscrições devem ser realizadas nos próprios locais. Nas duas unidades, as aulas são ministradas por guardas municipais que são mestres e professores nas modalidades oferecidas, muitos deles campeões do esporte também. O projeto Boa Guarda é uma iniciativa que integra a frente de ações sociais da GM-Rio de proximidade e interação com a população, assim como já acontece com o Showdog e a Cinoterapia e as Atividades Lúdicas e Palestras da Ronda Escolar.